The Girl and the Spider

Em junho na MUBI

ESPECIAL MÊS DO ORGULHO LGBTQIA+ COM XAVIER DOLAN E ALEXIS LANGLOIS, ENTRE OUTROS

Mais: sessão dupla de Ousmane Sembéne e as estreia de Vitalina Varela, de Pedro Costa, e do provocante Pleasure, de Ninja Thyberg

Mommy

É APENAS O FIM DO MUNDO: OS FILMES DE XAVIER DOLAN

Para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+, a MUBI apresenta um especial dedicado a Xavier Dolan, cineasta essencial do Novo Cinema Queer. A diversidade sexual e a figura materna são os temas mais recorrentes do diretor. O especial inclui Mamã, o filme que lhe deu seu primeiro prêmio em Cannes, É Apenas o Fim do Mundo, e os já disponíveis na plataforma Tom na Fazenda e Matthias & Maxime.

The Demons of Dorothy

FOCO NO ARTISTA: ALEXIS LANGLOIS

O foco artístico deste mês destaca o premiado cineasta experimental francês Alexis Langlois, cujas comédias queer subversivas e surreais exploram identidade sexual, transfobia e comunidade. Orgulhosamente, a MUBI apresenta seus mais recentes curtas The Demons of Dorothy, descrito pelo próprio Langlois como “uma espécie de O Mágico de Oz queer”, e Terror, Sisters!, uma homenagem aos filmes de gênero, cultura pop e o universo camp de John Waters.

Vitalina Varela

DESTAQUE MUBI: VITALINA VARELA

Com uma narrativa vigorosa, Vitalina Varela encontra seu ponto com exclusividade na MUBI em junho. O longa de Pedro Costa estabelece um laço entre realidade e ficção para contar a história de uma imigrante cabo-verdiana de 55 anos.

A Negra

DANDO VOZ: UMA SESSÃO DUPLA DE OUSMANE SEMBÈNE

Ousmane Sembène, pai do cinema africano, faz sua estreia na MUBI em junho. A plataforma tem o orgulho de apresentar O Carroceiro e A Negra De…, longa tido por muitos como o primeiro filme de projeção de um diretor da África Ocidental. Filme de estreia do cineasta, a narrativa critica poderosamente a mentalidade colonialista e a fetichização da África pela Europa.

LANÇAMENTOS MUBI

Wet Sand

Perspectivas | Mês do Orgulho
Wet Sand
(Elene Naveriani, 2021)

Iniciando a celebração do Mês do Orgulho, a MUBI tem o prazer de apresentar o mais novo projeto da crescente cena cinematográfica da Geórgia, Wet Sand. A morte de um patriarca local choca uma pequena cidade no Mar Negro, pois a chegada de uma filha distante força a comunidade da ilha a enfrentar uma dolorosa história de segredos e mentiras, enquanto tentam desvendar as trágicas consequências de uma secreta vida amorosa. O resultado é uma obra comovente e corajosa, em que Naveriani analisa a persistência do amor à sombra do fundamentalismo cristão.

The Actress

Breves Encontros
The Actress
(Andrew Ondrejcak, 2021)

Protagonizado pela incomparável atriz e cineasta Isabel Sandoval, The Actress marca o retorno de Andrew Ondrejcak ao cinema. Seu novo curta-metragem, encomendado pela Savannah College of Art and Design, é inspirado no livro Orlando de Virginia Woolf. Na narrativa, Sandoval se transforma em icônicas figuras do cinema, para questionar como Hollywood moldou os ideais de arte e beleza.

The Girl and the Spider

Novos Autores
The Girl and the Spider
(Ramon Zürcher, Silvan Zürcher, 2021)

Oito anos depois de The Strange Little Cat causar muito burburinho na Berlinale, os gêmeos suíços Zürcher retornam com The Girl and the Spider, a segunda parte de uma trilogia sobre conexões humanas. Este filme conta a história de Lisa, que se muda do apartamento que dividia com Mara para outro onde viverá sozinha. A produção promove uma reflexão sobre perda, transição e relacionamentos interpessoais.

Pleasure

Estreantes
Pleasure
(Ninja Thyberg, 2021)

Uma visão crua, vital e inovadora sobre a indústria pornográfica, Pleasure é o inabalável filme de estreia da cineasta sueca Ninja Thyberg. Bella (a novata Sofia Kappel) chega a Los Angeles vinda de sua cidade natal na Suécia para se tornar a próxima grande estrela pornô. No entanto, à medida que sua ambição implacável a leva a um território cada vez mais perigoso, ela luta para conciliar seus sonhos de poder com a realidade do lado mais sombrio de sua indústria. Uma das estreias mais provocantes do Festival de Cinema de Sundance de 2021, este filme traz novas visões sobre o trabalho sexual em uma indústria dominada por homens, com um realismo notável.

Maat

Breves Encontros
Maat
(Fox Maxy, 2020)

Um curta de destaque em Rotterdam em 2021, Maat é um filme de colagem lúdico, ressaltando a identidade, cultura e experiência indígenas contemporâneas.

Our Bodies Are Your Battlefields

Perspectivas | Mês do Orgulho
Our Bodies Are Your Battlefields
(Isabelle Solas, 2021)

O especial da MUBI do Mês do Orgulho inclui Our Bodies Are Their Battlefields, de Isabelle Solas, um retrato íntimo da vida de duas mulheres trans, Claudia e Violeta, enquanto elas e seus parceiros lideram a luta contra a violência patriarcal na Argentina. Este filme revela como histórias de realização individual podem se tornar apelos à ação coletiva.

We

Novos Autores
We
(Alice Diop, 2021)

Vencedor do prêmio de Melhor Filme na seção Encontros da Berlinale em 2021, We é o mais novo trabalho da premiada documentarista Alice Diop. Um olhar vital e fascinante sobre as comunidades majoritariamente negras e imigrantes dos subúrbios parisienses, cujas vidas e meios de subsistência estão conectados pelo RER B: um trem urbano que atravessa a cidade de norte a sul. Aqui, Diop foca sua câmera em uma gama diversificada de assuntos que formam um retrato panorâmico da Paris contemporânea, enquanto explora as divisões que assombram o presente da França e se pergunta o que poderia manter unida uma nação tão fraturada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.